COLUNA DE DOMINGO: TCC SOBRE RODEIO FOI ELEITO O MELHOR DE 2011 NA FACULDADE DO ANHEMBI MORUMBI
O rodeio no Brasil é facilmente associado a cidades do interior, embora seja realizado em diversas capitais, está sempre ligado a vida tranquila das cidades interioranas. O fato é que a maior capital – São Paulo – resiste receber o rodeio, em razão de poucas e verdadeiras informações sobre os rodeios, a capital de não dorme ainda gera recusa do esporte que mais cresce no país.
Um grupo de estudantes cursando o último ano de Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo escolheram como tema para o trabalho de conclusão de curso (TCC): Rodeio.
Eu digo que esse grupo foi ousado em falar sobre rodeio, em uma cidade que em um todo, ou em sua grande maioria não é muito ligada a tal assunto. Houve resistência no começo até mesmo dentro do próprio grupo. Quando decidiram em levar adiante tal projeto, entraram de cabeça e trabalharam sem medo de serem felizes.
Desenvolveram um projeto de campanha publicitária para o Rodeio de Jaguariúna – com autorização do mesmo – onde realizaram um trabalho árduo de criação de briefing, projeto de pesquisa, plano de comunicação, promoção e marketing, 18 peças obrigatórias de criação (entre elas comercial, spot, jingle, tema musical, site, banner internet, mídia impressa, mídia on line, mídia alternativa, mídia eletrônica.. entre outros), além de plano de mídia.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Juliana Thomé, Hamanda Schunemann, Rachel Monteiro, Laila Ropelli, Leticia Zapata e Eduardo Morgante. Eles visitaram o rodeio de Jaguariúna por indicação da jornalista Adriana Bailone, visitaram a CNAR (Confederação Nacional de Rodeio), foram até a Country Fair, conversaram como Pampa, convidaram o locutor Piracicabano para gravar a locução de Spot. Até eu participei respondendo a um questionário, e ainda tive o prazer de ver meu nome citado no final da apresentação logo que souberam que tiveram o trabalho eleito como o melhor.
Foram muitas ações do grupo, desde monitorar animais de rodeio, junto com veterinários para acompanhar os Bons Tratos aos Animais, até criação de um tema musical com a voz da dupla Guto & Nando. Outro destaque do grupo foi uma ação com 35 bailarinos, no intervalo da faculdade de surpresa eles começaram a dançar um música no meio da galera. Esta ação acabou ganhando destaque no site da UOL e da dupla Zezé di Camargo & Luciano.
Eram 30 projetos com autorização de marcas fortíssimas como Barra de Cereais Taek, Volvo, Opera Rock, Panda Antivirus, Revista Elle, Revista Recreio, Teatro Gazeta, etc. E o projeto do que representava o rodeio saiu como campeão, como melhor projeto.
Mérito de quem desenvolveu o trabalho, claro, mas, não tenho como não dizer também que foi uma vitória para o rodeio, isso prova o quanto o rodeio é empresarial, empregador, organizado, e além de tudo uma marca. Uma vitória também para o Rodeio de Jaguariúna que priva sempre pela qualidade e organização.
“O mais interessante foi ver toda platéia ao anunciar o primeiro lugar, pedir por Jaguariúna. Estávamos lá na frente, ficamos tão chocados, ao ver a platéia inteira chamar por Jaguariúna antes do anúncio da colocação. Foi emocionante. O rodeio é sem dúvida um esporte lícito, com profissionais qualificados envolvidos e com os animais super bem tradados.” Confessou Juliana Thomé ao falar sobre a conquista.
Parabéns ao grupo pela coragem e capacidade profissional de realizar um trabalho com tanto amor, profissionalismo e principalmente visão de mercado. Que trabalhos como estes possam estar sempre perto do rodeio na prática, só temos a crescer.
VÍDEOS
Matéria no UOL e Site Zezé di Camargo & Luciano
Por Eugênio José – contato@eugeniojose.com.br
Siga-me no Twitter: @eugeniojose
Patrocínio: Bulls Champions e Strut Botas
Apoio: M2Wart e Auto Posto Cupimzão
OBS: A Reprodução desta matéria só será permitida com menção dos devidos créditos.