National Finals Rodeo a final mundial da PRCA
Sinto que nem todos entendem o que é PRCA e NFR e como tudo isso funciona. Não entendem porque em dezembro aparece um monte de foto de um brete amarelo (Yelow Chutes) dominando as redes sociais.
Hoje quero falar de forma simples, sem muitos detalhes da NFR e também da PRCA.
TRANSMISSÃO
O evento será transmitido ao vivo, PORÉM PAGO. São $79,99 dólares. CLIQUE A ASSINE
PS: Eu não assinei, então não posso dar mais detalhes
O que é NFR?
A sigla NFR significa: National Finals Rodeo, é realizada em Las Vegas, nas duas primeiras semanas de dezembro, este ano acontece de 06 a 15 de dezembro, é a final mundial da PRCA.
Com o patrocínio da Wrangler, ela passou a se chamar WNFR – Wrangler National Finals Rodeo. São dez dias consecutivos de rodeio.
O que é PRCA?
A sigla PRCA significa: Professional Rodeo Cowboys Association, a mais antiga e maior Associação de Rodeios do mundo, é o rodeio completo com todas as modalidades, fundada em 1936, ele teve outros nomes até chega a ser PRCA. Uma entidade com mais de OITENTA ANOS.
Realiza aproximadamente 600 rodeios em 38 estados e mais três províncias no Canadá e México. São mais $40 milhões de dólares pagos anualmente nos rodeios da PRCA.
Onde é realizado na NFR?
No Thomas & Marck Center, em Las Vegas, o mesmo local que a PBR, realizou a PBR World Finals até 2015, na verdade a NFR está lá (Las Vegas) neste local desde 1985, porém a primeira NFR, foi realizada em 1959.

Entrada do Thomas & Mark Center – Photo – Neal Reid LVRJ
Quais modalidades envolvem PRCA?
Na NFR precisamente são: Bareback, Sela Americana, Rodeio em Touros, Laço Individual, Laço em Dupla, Bull Dog e Três Tambores. Faz parte das modalidades da PRCA, mas é realizada em uma final separada modalidade Steer Roping, muito desconhecida no Brasil e com poucas imagens na internet. Temos ainda o All Around (Cowboy Completo), prêmio dado ao competidor que participa de mais de uma modalidade.
Como é o Ranking da PRCA? Quantos classificados de cada modalidade participam da NFR?
O ranking é por dinheiro ganho em mais de 600 rodeios espalhados por 38 estados e diversas divisões e campeonatos dentro da própria PRCA.
Os quinze melhores em ganhos (dinheiro) ganham vaga para NFR, onde o dinheiro é grande e a possibilidade de por exemplo o último colocado ser campeão é muito grande. A NFR é a oportunidade de muitos competidores recuperarem parte dos gastos com viagens já que, na PRCA na alta temporada eles chegam a participar de quatro eventos em uma semana, podendo ser mais ou ser menos.
Quantos milhões são distribuídos NFR?
Para 2018, serão $10 milhões de dólares, sendo $1,2 milhões só para bônus de participação, sendo 10 mil dólares para cada competidor.
São distribuídos por round para cada modalidade $84.615,38 dólares, sendo 31% para a melhor nota da noite, $26.230,77 dólares, até a sexta melhor nota da noite recebe dólares.
O campeão da final (NFR) de cada modalidade recebe a quantia de $67.269,23, 26,5% de um total $253.846,15 distribuídos até o oitavo lugar.

Apresentação Sela Americana – Photo – David Becker LVRJ
Ao todo são quantos competidores?
São 120, porém alguns competem em mais modalidades, sendo este número físico menor que isso.
Algum brasileiro já conseguiu participar da NFR?
Sim! Adriano Moraes foi o primeiro, em 1994, onde na modalidade touros, ele foi o terceiro em toda a história a parar (vencer) os dez touros da NFR, ele foi campeão da NFR naquele ano. Adriano voltou a montar na NFR em 1996, parando em nove touros, caindo só do último, ele venceu a NFR de novo.
Em 2004, Paulo Crimber, participou e ganhou a NFR também, sendo o segundo brasileiro a participara da final.
Em 2014, Junior Nogueira, o Testinha, foi o primeiro brasileiro a conseguir vaga no Laço em Dupla. Ele terminou a NFR em segundo lugar. Foi finalista em 2015, 2016, 2017 e 2018
Em 2015, Marcos Costa, foi o primeiro brasileiro na modalidade Laço individual, sendo finalista em 2016 e 2017
Em 2016 Junior Nogueira ganhou o título mundial como All-around (Comboy complet0)
Em 2017 Marcos Costa conseguiu o título mundial no Laço Individual
PS: Em 2018 apenas Junior Nogueira estará competindo na modalidade Team Roping. Marcos Costa operou o joelho e só retorna em 2019 para as arenas
Abertura NFR – Foto: – John LOCHER – LVRJ
Quero team roping na finals