Compartilhe

Leighton Berry venceu o 1ª round da 1ª turma no Fort Worth Stock Show & Rodeo

Leighton Berry, de Weatherford, no Texas, voltou a vencer em grande estilo ao conquistar o primeiro round a primeira turma na abertura do ProRodeo Tournament do Fort Worth Stock Show & Rodeo (FWSSR), que distribui US$ 1,6 milhão em prêmios. A competição começou nesta sexta-feira.

Berry, montador de Bareback Riding de segunda geração e tricampeão classificado para a National Finals Rodeo (NFR), retornou às arenas após encerrar sua temporada 2025 em junho, quando passou por uma cirurgia no quadril. A recuperação o afastou das competições pelo restante do ano, mas também lhe permitiu passar mais tempo em casa com a esposa e o bebê recém-nascido.

No round, Berry montou Ruffie’s Rage, animal da Brookman Rodeo, e marcou 86,5 pontos, garantindo a vitória. Como sua temporada 2025 foi interrompida precocemente, ele não se classificou para o torneio pelos resultados do ano passado. A vaga veio após vencer o Ellis County Fair & Rodeo, em Waxahachie — critério que também classificou um competidor por modalidade para a primeira modalidade


Formato do torneio

O torneio, com duração de 16 dias, reúne 56 competidores por modalidade (e 56 duplas no team roping), divididos em sete turmas com oito atletas cada. Os competidores são os melhores atletas ranqueados das temporadas 2025 e início de 2026, além dos campeões de seis rodeios regionais de 2025 — Waxahachie, Cleburne, Gladewater, Mineral Wells, Wichita Falls e Denton — e dos vencedores do FWSSR Rookie Rally, realizado na quinta-feira e que distribuiu US$ 100 mil.

Em cada turma, os competidores disputam duas rodadas consecutivas, e os dois maiores ganhadores em prêmios por modalidade avançam para as Semifinais. Os quatro melhores de cada Semifinal garantem vaga no Championship Saturday (final), marcado para 7 de fevereiro.

O terceiro maior ganhador de cada turma também avança para a Rodada de Repescagem (Wild Card), ao lado do maior ganhador remanescente de cada modalidade após a conclusão de todos as turmas. Os dois melhores da repescagem também avançam às Semifinais.


Outros destaques da rodada

Berry não foi o único vencedor da primeira rodada a retornar após lesão. No tie-down roping, Andrew Burks (Kiln, Mississippi) venceu o round com o tempo de 9,4 segundos. Burks havia perdido dedos da mão em um acidente durante uma prova em Mandan, Dakota do Norte, no feriado de 4 de julho, e retornou às competições após meses de recuperação.

O rookie Thayne Elshere, que garantiu vaga na montaria em sela (saddle bronc riding) durante o Rookie Rally, competiu em duas modalidades. Ele ficou em segundo lugar na montaria em touros, com 82 pontos sobre Rafter G’s Mr. Blue Sky, e empatou em terceiro lugar na montaria em sela.

Na breakaway roping, a biclassificada para a NFR Rylee George (Oakdale, Califórnia) venceu um round extremamente equilibrada ao marcar o tempo de 2,1 segundos.