Bom Dia América! Tudo bem? Vocês acham que conhecem toda a nossa história de rodeio, né?
De certa forma, vocês não estão errados, afinal, desde 1980, estamos mandando nossa história em forma de competidores, seja na montaria em touros, no laço, e tantas outras modalidades.
Mandamos os nossos melhores nomes, em especial no touro, que nos trouxeram muitas fivelas de campeões mundiais, em especial no touro e no laço. O peão de touro no Brasil já começa hoje, sabendo onde vai parar… Estados Unidos. Outras modalidades também são destaques, mas o touro predomina.
E você aí na América pensa: “Caramba, os caras nos entregaram toda sua história em capítulos no formato de competidor!”
Não, amiga América, as coisas não são bem assim. Não consigo precisar a data, mas posso pontuar que, em 1980, tudo começou na modalidade touros aqui, porém, nossa história de rodeio já estava sendo escrita há muito tempo e, na ocasião, touro era um menino pequeno, sem muitos nutrientes no corpo. Vamos ser mais exatos, né? Era um menino anêmico, que mal conseguia andar.
Nossa história aqui começou mais de duas décadas antes do touro, com a modalidade Cutiano.
E para resumir tudo isso, América, em 2025, estamos completando 70 anos dessa história e vocês não conheciam nossas raízes, que é a modalidade Cutiano.
Hoje, dia 17 de outubro de 2025, ficará marcado na história do rodeio brasileiro e mundial como o dia em que oito loucos brasileiros com seus arreios vão invadir o Cowtown Coliseum, em Fort Worth, no Texas, e vamos, pela primeira vez, levar nossa modalidade ao público americano.
Esses nomes: Alessandro Vieira, Bráulio Coimbra, Jeferson Caldeira Brant, João Victor Gimenez, José Lucas Dias, Kaio Henrique Barros, Luiz Henrique Calejuri, Matheus Lima de Matos, ficarão marcados na história como os primeiros competidores da história a montar na modalidade Cutiano nos EUA.
Nada mais justo para celebrar os nossos setenta anos de história.
Qual a continuidade disso? Não sei, mas sei que temos que todos celebrar essa data e quem sabe este evento vire algo anual. Enfim, o futuro a Deus pertence, mas o presente mostra que a arena mais antiga de rodeio, Cowtown Coliseum, nos pertence.
O evento é uma parceria entre Ekip Rozeta e Barral Ranch e terá transmissão pelo Brasil Rural TV.