A cidade de Bambuí/MG foi palco de uma etapa da ACR – Associação dos Campeões de Rodeio, durante a Expo Bambuí 2025. O evento foi uma realização conjunta do Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e com a organização e produção da PR2 Eventos, sob o comando de Pablo Ribeiro, o Bocão, e atraiu grandes nomes do rodeio nacional, tanto na modalidade touros como na modalidade Cutiano.
O grande campeão da etapa foi o acreano João Lucas de Oliveira Lima, da cidade de Epitaciolândia/AC. Considerado uma grande revelação, ele vai se firmando como um dos favoritos nesta temporada de dez anos da ACR. João Lucas confirmou o favoritismo e venceu com 351,25 pontos, demonstrando regularidade e técnica em todas as suas apresentações, vencendo três dos quatro rounds disputados.
“Estou muito feliz com essa vitória e com essa fivela”, disse, eufórico, com a fivela na mão enquanto recebia a premiação. “É ter tranquilidade e trabalhar touro por touro até o final da temporada.”
Esta foi a segunda vitória nesta temporada — poucos dias atrás, ele venceu a etapa de Serra do Salitre, também no estado de Minas Gerais.
“Estou com sorte neste estado”, finalizou o competidor.
A segunda colocação também ficou com o Acre: Carlos Eduardo da Silva Lima, de Rio Branco/AC, somou 338,75 pontos. Em terceiro lugar, o mineiro Chaster Adriano Pereira, de Bom Despacho/MG, fez 260,75 pontos. A quarta posição foi ocupada por Rafael Pereira, de Lagoinha/SP, com 253,00 pontos, enquanto Matheus Bernardino, também de Rio Branco/AC, completou o pódio com 248,25 pontos.
A etapa em Bambuí reafirmou a força da ACR no cenário nacional e evidenciou o alto nível técnico dos competidores, além de destacar o crescimento e a importância da Expo Bambuí no calendário do rodeio brasileiro.
Os touros “Amor Bandido” e “Taliban”, ambos da Cia João Diniz, venceram o evento com média de 44,50 pontos.
A Cia João Diniz também venceu como melhor boiada do evento, com média de 42,70 pontos.
CUTIANO
A cidade de Bambuí/MG reafirmou sua forte ligação com o Cutiano ao sediar uma das etapas da SBC – Seleção Brasileira do Cutiano, em parceria com a UCC – União dos Competidores do Cutiano, que tem suas origens justamente no município. Berço de grandes nomes da modalidade, como Ana Cláudia Madrinheira e seu pai Alaor Ambrolino, proprietário da Cia Dallas, Bambuí carrega uma história sólida e respeitada no cenário do rodeio nacional.
A etapa, realizada durante a Expo Bambuí 2025, foi marcada pela tradição, alto nível técnico e emoção do início ao fim. O campeão da etapa foi Marcelino Batista Ferreira, de Glória de Dourados/MS, representante da UCC, entidade anfitriã e símbolo da modalidade no Brasil. Marcelino somou 428,25 pontos.
A segunda colocação ficou com o bambuiense Manel Balbino Santos da Cruz, que teve ótimo desempenho e finalizou com 406,50 pontos, levando o público ao delírio.
Na sequência, completando o pódio: Ednei Clara Rosa, de Divinópolis/MG (345,50 pontos), Marciano Aparecido Alves, de Terra Rica/PR (327,50 pontos) e José Leandro Modesto Pereira, também de Bambuí/MG, com 327,00 pontos.
O evento mostrou que Bambuí segue sendo solo fértil para o Cutiano, fortalecendo laços com a história da modalidade e revelando talentos que mantêm viva a tradição do rodeio raiz.
O melhor animal foi “Noiva do Cowboy”, da Cia Guará, com média de 45,25 pontos. A Cia Guará também venceu como melhor tropa do evento, com média de 43,32 pontos.